CUIDADOS COM A CHAPA DO FOGÃO A LENHA – MANUTENÇÃO E LIMPEZA

 

CUIDADOS COM A CHAPA DO FOGÃO A LENHA

  • Ao iniciar a limpeza da chapa, por medidas de segurança, a mesma deve estar fria, evitando acidentes.
  • Realize a limpeza periodicamente, principalmente se o seu fogão não estiver em uso contínuo;
  • Utilize uma lixa fina, esfregando suavemente sobre a chapa;
  • Realize a limpeza com um pano seco;
  • Não coloque água diretamente na chapa durante a limpeza;
  • Lubrifique a chapa com uma leve camada de azeite;
  • Não utilize materiais pontiagudos;
  • Não utilize produtos corrosivos, ácidos ou oxidantes;
  • Mantenha a chapa sempre limpa durante o uso, evitando manchas, acúmulos de resíduos, prolongando desta forma a vida útil da chapa do seu fogão a lenha Maestro.

Curiosidades:

Em algumas regiões do sul do Brasil, para que a chapa fique com aspecto de espelhada (bem polida), utiliza-se polidor de carro número 2 no polimento das chapas. Existem ainda outros produtos utilizados no polimento das chapas como o pó de prata, pedra de polir, etc..

Problemas em seu fogão a lenha? Conheça a solução

O retorno de fumaça é a principal reclamação dos clientes que adquirem fogões  a lenha. Numeramos abaixo as possíveis causas e as soluções desse problema muito comum.  

Causas:

Chaminé mal instalada: Conexões da chaminé com folgas, sem vedação, mal posicionadas que causam entrada de umidade e ar frio. Conexão da chaminé e o fogão com pouca inclinação ou inclinação negativa, dificultando a saída da fumaça. Chaminé baixa, perto de árvores, sem circulação de ar e abaixo do nível da casa.

Solução: As conexões da chaminé e a saída do fogão devem estar fixas, sem folgas e bem vedadas. Para saída da chaminé traseira deve-se inclinar a conexão da chaminé em 5 centímetros para cima (30 graus). A chaminé deve possuir chapéu (protetor contra chuva) e estar a 1 metro acima da cumeeira da casa, estar longe de árvores e outras casas com nível acima da chaminé, é interessante que a saída da fumaça seja em áreas que tenham circulação de ar.

Tubulações entupidas: As tubulações que conduzem a fumaça podem estar obstruídas com sujeira ou outros objetos;

Solução: Antes de instalar o fogão a lenha faça a limpeza dos canos da sua chaminé e verifique as conexões e coloque chapéu (protetor contra chuva) para evitar entrada de objetos e sujeira.

 Registro fechado: Passagem da fumaça dificultada.

Solução: Ao iniciar o aquecimento do fogão à lenha é interessante que usuário deixe o registro completamente aberto para facilitar a saída da fumaça. De acordo com o aquecimento e a necessidade de utilizar o forno ou minimixar o consumo de lenha o usuário pode lentamente fechar o registro.
É necessário que durante todo o processo de aquecimento e utilização do fogão a lenha a porta do fogo mantenha-se fechada para que não haja excesso de entrada de ar tornando o retorno de fumaça propicio.

Porta do ar totalmente aberta: Excesso de entrada do ar durante a queima da lenha.

Solução: Ao iniciar o aquecimento do fogão à lenha é interessante que usuário deixe o registro completamente aberto, a porta do ar 2/3 aberta e a porta do fogo totalmente fechada para facilitar a saída da fumaça. Durante o uso é torna-se importante cuidar da porta do ar para controlar a queima da lenha e diminuir o consumo.

 

É importante que a instalação da chaminé seja feita conforme o manual de montagem do produto. Nossa garantia não cobre defeitos de instalação.

Dúvida entre em contato com nosso setor de assistência técnica pelo telefone (48)3466-6507 ou pelo email sac@maestrodobrasil.com.br .

POR: Nicoli Felisbino da Silva e Tainan Fernandes Pacheco

FOGÃO A LENHA ECOLÓGICO PARA FAMÍLIA DE BAIXA RENDA

Ótima Iniciativa do governo do Ceara… Projeto do fogões a lenha Sustentável fazendo com que a população de baixa renda substituam os tradicionais fogão a lenha rural de barro, pelos fogões a lenha de maior eficiência Maestro do Brasil.

Segue reportagem da Equipe do Nordeste RURAL.

As vantagens dos Fogões a lenha Maestro em comparativo com os rurais de barro citamos em outro Post, explicando melhor. Segue Link: DIFERENÇAS ENTRE O FOGÃO A LENHA RURAL E O ECONÔMICO

  • Economia de lenha 60% a 90% dependendo do tipo de fogão rural.
  • Qualquer tipo de lenha.
  • Sem Fumaças
  • Sem cinzas
  • Além do forno, para fazer bolos e doces.
073A7955
Fogão a Lenha Maestro do Brasil N2 Preto Direito.

 

POR: Leandro Bitencourt Fernandes

 

 

COMO REGULAR A TEMPERATURA DO SEU FOGÃO A LENHA MAESTRO

Para controlar melhor a temperatura do seu fogão a lenha, utilizamos de um regulador de registro de ar que fica na frente do seu fogão a lenha.

Completamente aberto para menores temperaturas.

registro aberto total

Levemente aberto para temperaturas médias

registro aberto médio

Completamente fechado para altas temperaturas.

registro aberto fechado

 

Por: Leandro Bitencourt Fernandes

DIFERENÇAS ENTRE O FOGÃO A LENHA RURAL E O ECONÔMICO

A utilização da lenha, é uma das alternativas energéticas mais antigas da humanidade para o cozimento de alimentos

Os fogões a lenha convencionais utilizados na zona rural apresentam uma baixa eficiência energética, pois possuem um aproveitamento incompleto da madeira, gerando a emissão de gases e partículas poluentes para o ambiente ao redor do fogão e para atmosfera.

O fogão a lenha rural tem maior consumo de lenha já que o aproveitamento do calor não é completo e a queima ocorre mais rapidamente, por não ter uma maneira de controle de entrada de e saída de ar.

fogâo rural
FOGÃO A LENHA RURAL

Os fogões a lenha do modelo econômico, apresentam uma maior eficiência energética, uma vez que podemos controlar a intensidade do fogo em consequência a  velocidade de queima da lenha. Quanto mais fogo mais rápido irá queimar a lenha.

Para obter fogo com maior intensidade precisamos de mais oxigênio, e para isso devemos abrir  o registro e a porta do fogo. Assim o ar entra com mais facilidade aumentando o fogo e o consumo de lenha.

Para maior economia de lenha é necessário manter o registro e a porta do fogo fechados, dificultando a entrada de oxigênio, a caloria produzida pelo fogo irá circular de maneira uniforme no interior do fogão. A queima da lenha será mais lenta, devido a menor quantidade de oxigênio, assim você irá economizar lenha.

registro aberto total
REGISTRO DO FOGÃO A LENHA

Outra vantagem do fogão a lenha econômico é que por ser fabricado com chapa de aço, ele aquece por inteiro, aquecendo assim todo o ambiente em sua volta.

Para maiores detalhes acesse este link abaixo para aprender a regular melhor  a temperatura de seu fogão a lenha: LINK

Antigamente, fogão a lenha econômico eram aqueles simples…branco ou bege….

Hoje existem fogões de vários tamanhos, modelos e cores,atendendo aos mais diferenciados gostos.

todos os gabinetes
FOGÃO A LENHA MAESTRO DO BRASIL

Por: Geruza de Freitas – MAESTRO DO BRASIL

POR QUE COMPRAR UM FOGÃO A LENHA?

      Quando se pensa em fogão à lenha, logo vem à cabeça, aquele prato de comida saindo quentinha, aquele calorzinho gostoso no inverno frio.
Antigamente o fogão à lenha era utilizado somente por necessidades econômicas, porém hoje faz parte do sonho de consumo de muita gente ter um fogãozinho na área de lazer junto à churrasqueira.
A vantagem do fogão à lenha é que se pode fazer uma ótima dosagem de calor. Mais fogo, mais lenha. Menos fogo, menos lenha. E no caso do fogão econômico, tem-se ainda a opção do registro, que é uma regulagem onde é possível aquecer mais com uma maior economia na lenha.

Sem título

FOGÃO A LENHA GABINETE – MAESTRO DO BRASIL

      E é claro…a comida…
Ah…a comida , quanta diferença, fica muito mais saborosa.
No fogão à lenha você pode escolher a coloria que deseja para preparar seus alimentos, no centro, com uma intensidade de calor muito alta, ou nas laterais, com uma intensidade de calor menor, e bem nas beiradas para manter sua refeição quentinha até todos se servirem.
E quando tem-se um fogão à lenha, ficam todos reunidos se aquecendo…bebendo…jogando conversa fora…tem coisa melhor???

 

POR: Geruza de Freitas – MAESTRO DO BRASIL