DIFERENÇAS ENTRE O FOGÃO A LENHA RURAL E O ECONÔMICO

A utilização da lenha, é uma das alternativas energéticas mais antigas da humanidade para o cozimento de alimentos

Os fogões a lenha convencionais utilizados na zona rural apresentam uma baixa eficiência energética, pois possuem um aproveitamento incompleto da madeira, gerando a emissão de gases e partículas poluentes para o ambiente ao redor do fogão e para atmosfera.

O fogão a lenha rural tem maior consumo de lenha já que o aproveitamento do calor não é completo e a queima ocorre mais rapidamente, por não ter uma maneira de controle de entrada de e saída de ar.

fogâo rural
FOGÃO A LENHA RURAL

Os fogões a lenha do modelo econômico, apresentam uma maior eficiência energética, uma vez que podemos controlar a intensidade do fogo em consequência a  velocidade de queima da lenha. Quanto mais fogo mais rápido irá queimar a lenha.

Para obter fogo com maior intensidade precisamos de mais oxigênio, e para isso devemos abrir  o registro e a porta do fogo. Assim o ar entra com mais facilidade aumentando o fogo e o consumo de lenha.

Para maior economia de lenha é necessário manter o registro e a porta do fogo fechados, dificultando a entrada de oxigênio, a caloria produzida pelo fogo irá circular de maneira uniforme no interior do fogão. A queima da lenha será mais lenta, devido a menor quantidade de oxigênio, assim você irá economizar lenha.

registro aberto total
REGISTRO DO FOGÃO A LENHA

Outra vantagem do fogão a lenha econômico é que por ser fabricado com chapa de aço, ele aquece por inteiro, aquecendo assim todo o ambiente em sua volta.

Para maiores detalhes acesse este link abaixo para aprender a regular melhor  a temperatura de seu fogão a lenha: LINK

Antigamente, fogão a lenha econômico eram aqueles simples…branco ou bege….

Hoje existem fogões de vários tamanhos, modelos e cores,atendendo aos mais diferenciados gostos.

todos os gabinetes
FOGÃO A LENHA MAESTRO DO BRASIL

Por: Geruza de Freitas – MAESTRO DO BRASIL

Deixe uma resposta